A Origem do Surgimento do Livro Didático no Brasil

Quando estudamos a História do Livro muitos perguntam-se: Como Surgiu o Livro Didático? Qual a origem? Seria Política? Vamos descobrir


Em 1934 surge no Brasil as primeiras ideias acerca da criação do livro didático, embora já houvesse a utilização deste material desde 1847. No Brasil isso, só ocorre quando e fundado o Instituto Nacional do Livro (INL). Criado para legitimar o livro didático nacional e assim, auxiliar em sua produção. Contudo, tal ideia ficou no papel durante muito tempo, sendo apenas colocado em prática no governo Vargas.

Inicialmente a INL começou a elaborar um dicionário nacional e uma enciclopédia o que ocasionou num aumento nesse período do número de bibliotecas públicas. Eis que em 1938, o então ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema. O mesmo sugere que seja decretado uma lei que fiscalizasse a elaboração do livro didático, com isso, o governo passou a controlar as informações que seriam inseridas nesses livros e assim, circuladas dentro das escolas.

Muitas modificações e experimentos foram realizados por vários governos durante 67 anos para que este material didático chegasse ás salas de aula. Ainda houve um período onde a criação e a distribuição dos livros didáticos foram um grande problema no Brasil. Pois em 1964 (após o Golpe) fora implantado o Regime Militar, onde houve a desmobilização do magistério, privatização do ensino pelo Estado. 

O que ocasiona na intervenção de assuntos sobre o livro didático, já que neste período a falta de liberdade e a censura eram algo opressor a qualquer individuo que fora contra a esse regime. Após este período, em 1970 inúmeras mudanças ocorrem na constituição e na politica do livro didático, sendo ao final da década de 1989 inicio dos anos noventa que começa uma renovação deste material e principalmente dos livros de História.


  • A criação e a distribuição do Livro Didático
Um livro (comum) precisa de um ou mais autores e o livro didático não é diferente, ele pode ser criado por um ou mais autores, o que difere este dos demais e que os autores contam com a colaboração e ajuda de uma equipe especializada de pesquisadores (podendo ser Historiadores e áreas afins) e consultores. Após escrito os livros didáticos segue para a editora que revisa e após revisados poderão ser impressos. 

No entanto para que esse livro chegue a ser entregue nas diversas escolas em todo o Brasil, ele passa antes por uma comissão de professores universitários escolhidos pelo Ministério da Educação (MEC) para que os mesmos verifiquem possíveis erros de conceitos, redação e conteúdo impresso no livro. Contudo, no Brasil apesar do demasiado uso deste material nas salas de aula pelo professor e pelo aluno durante o ano letivo, ainda enfrenta-se muitos desafios quando ao custo, interesses políticos, ideias e até mesmo uma censura velada. A utilização dele é feita por três anos seguintes.

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