Vygotsky e o Desenvolvimento e a Aprendizagem

A teoria de Vygotsky tem em vista o papel do social no desenvolvimento mental. As bases de sua teoria mostram que as funções psicológicas se fundamentam na atividade cerebral, assim como, a cultura, que faz parte da natureza humana através de um processo histórico.


Em sua teoria a linguagem é capaz de transformar os rumos de nossa atividade. Deste modo, ao aprendermos uma linguagem em nosso meio, mudamos radicalmente os rumos de nosso próprio desenvolvimento. No desenvolvimento de uma criança, por exemplo: a fala interior desenvolve-se mediante o acúmulo lento de mudanças estruturais e funcionais, tornando-se estruturas básicas de seu pensamento. A linguagem assume a função de refletir o mundo exterior, planejar e determinar o curso de uma ação.

Vygotsky divide seu modelo genético em quatro planos:

Filogênese: refere-se ao desenvolvimento de uma espécie, através do conjunto de experiências dos seus ancestrais, que afetam as gerações vindouras.

Ontogênese: refere-se ao desenvolvimento relativo ao desenvolvimento natural de um organismo, desde seu nascimento até a fase adulta.

A teoria de Vygotsky focaliza o desenvolvimento cognitivo como resultado da interação social, diferente de outros teóricos como Piaget, que traz apenas o enfoque individual. Vygotsky trabalha numa perspectiva interacionista, ou seja, o conhecimento nem é inato, nem tampouco recebido pronto e acabado, é construído num contexto histórico sociocultural. E isto se dá exatamente através das interações sociais.

  • Aprendizado e Desenvolvimento Infantil segundo Vygotsky
A Educação Infantil como etapa inicial da educação básica é de relevante importância no processo e desenvolvimento das habilidades que possibilitarão a compreensão e interiorização do mundo humano pela criança, neste conceito é primordial se trabalhar atividades operacionais, pois é a partir desta interação com o meio, determinado por um ato intencional e dirigido do professor que a criança aprende (Vygotsky, 1998).

O desenvolvimento infantil está pautado na interação com o meio. Segundo Vygotsky a criança aprende para depois se desenvolver, deste modo, o ciclo o estímulo das habilidades de um ser humano se dá pela aquisição/aprendizagem de tudo aquilo que o mesmo vivencia e constrói socialmente ao longo da história da humanidade. Ao se tratar de escola, estamos em um âmbito mais aprofundado, pois para além de transmitir o conhecimento acumulado, este processo deve se dar de forma planejada e organizada de modo que, todas as ações realizadas pela escola e seus profissionais devem ser pensadas, refletidas e discutidas, pois todas as ações devem ter intencionalidade e finalidade

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